Armadilhas cognitivas atrapalham você

Armadilhas cognitivas (pensamento) atrapalham o seu desenvolvimento.

Armadilhas Cognitivas

Armadilhas Cognitivas

Você com certeza já caiu em alguma pegadinha feita pelo seu próprio cérebro. Mas você conhece o conceito de armadilha cognitiva e quais são as principais? Venha conferir.

Nosso cérebro é uma máquina extremamente complexa e poderosa, capaz de fazer coisas incríveis. Isso é fato!

Mas também não podemos fechar os olhos e ignorar quando nosso cérebro tenta nos pregar algumas peças, como as famosas armadilhas cognitivas.

Elas são distorções de pensamento que tumultuam nossa mente e afetam, geralmente de maneira negativa, a forma como observamos, absorvemos e processamos a realidade a nossa volta

Tipos de armadilhas cognitivas mais comuns

Agora que você sabe um pouco melhor o que são as armadilhas cognitivas, que tal conhecer algumas delas?

  • Tudo ou Nada
  • Filtro mental negativista
  • Catastrofização

É importante deixar claro que existem inúmeros tipos de armadilhas cognitivas em que nosso cérebro pode nos prende.

E mesmo que pareçam “casos isolados” eles merecem nossa atenção. Pois até os menores sinais, podem significar que algo maior esteja por trás dele.

Tudo ou Nada

Para você não existem meio-termos e o copo sempre está meio cheio ou meio vazio.

As coisas precisam estar perfeitas, do contrário você tem a tendência a descartá-las. Da mesma forma, a menos que você considere que é sucesso na certa, nem se dá ao trabalho de tentar.

Isso pode ser muito prejudicial porque você não se permite tentar.

Não permite aproveitar novas experiências e novas oportunidades, muito menos melhorar algo que tem muito potencial, só porque parecia que não daria certo

Filtro mental negativista

Saber filtrar e colocar as coisas na balança é com certeza muito importante.

Mas nesses casos, o mais comum é que você filtre e deixe sempre os pontos positivos de fora. Você considera sempre o pior de cada pessoa, situação e até mesmo para as suas próprias atitudes.

Catastrofização

O pior sempre pode e vai acontecer, na cabeça de quem é dominado por pensamentos de catastrofização.

Nesses casos, você pode se sentir paralisado pelo medo, pela culpa e provavelmente pode estar atrelado a outros transtornos como ansiedade ou depressão.

Seja ela um sintoma ou uma causa, a catastrofização pode se estender a inúmeras áreas como vida amorosa, pessoal, trabalho

E precisa de atenção, assim como todas as outras.

O que fazer para lidar com armadilhas cognitivas?

Como você percebeu, existem muitas pegadinhas que podem afetar a nossa percepção e nossa convivência com o mundo a nossa volta.

Por isso, conhecê-las e saber como lidar com elas – bem como suas causas – é a chave para uma qualidade de vida e melhores níveis de saúde mental

Então, aqui vão algumas dicas para lidar com elas:

  • Procure ajuda profissional: não tem como fugir. O acompanhamento de um profissional qualificado faz toda a diferença.
  • Entenda que nem tudo é 8 ou 80: as coisas e pessoas têm diversas nuances.
  • Respire fundo e deixe para depois: parece complicado, não é? Mas muitas vezes é preciso deixar “a situação esfriar” para poder avaliar as coisas com calma.
  • Saiba que seu cérebro não é uma máquina perfeita, sem falhas e que não pode cometer pequenas falhas. O importante é entender o que é real e saber filtrar com sabedoria o que é ou não vantajoso para você.

Se você quer fugir das armadilhas cognitivas e garantir uma qualidade de vida ainda melhor, sem cair nas pegadinhas do seu cérebro, marque agora sua consulta.